telefones
(11) 3901-1104 / 3901-3793 / 3901-3723

logotipo grupo light
Instruções para aderir o DDA

Instruções para aderir o DDA

O que é o DDA?

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um serviço para facilitar o pagamento de boletos de cobrança. É uma iniciativa de bancos e instituições financeiras. Através do DDA, os clientes do banco ou instituição financeira poderão fazer o controle de suas contas mensais de forma eletrônica, sem a necessidade de impressão dos boletos. Assim, todas as contas serão visualizadas em uma página virtual, reunindo todas as cobranças com seus respectivos valores.

A partir desta visualização, o cliente pode então efetuar o pagamento dos seus boletos de forma rápida, prática e fácil, ainda se livrando de inúmeros boletos e papéis que hoje em dia mais ocupam espaço do que qualquer outra coisa.

Vale lembrar que o DDA é voltado para clientes que já utilizam o Internet Banking de seus bancos.

Você poderá visualizar suas contas de forma eletrônica nos canais de autoatendimento do seu banco, geralmente no Internet Banking. Você pode visualizar contas não apenas de seu banco, mas também de todos os outros que adotaram o pagamento DDA. Porém, após o vencimento da conta, o boleto só poderá ser pago no banco responsável por aquele boleto.

Quais contas eu posso pagar por DDA?

Cobranças feitas por meio de boletos bancários como condomínio, plano de saúde, escola, dentre outros. Tributos, serviços públicos, como água e luz, ainda, não estão disponíveis no DDA – Débito Direto Autorizado.

Por que fazer o DDA?

  • Conveniência, ao possibilitar que as contas sejam pagas de forma prática e rápida, por meio da internet;
  • Simplificação do processo de recebimentos e pagamentos das contas;
  • Redução de papel, já que não haverá emissão de boleto e a transação será feita de forma eletrônica (preservação do meio ambiente);
  • Menos filas nas agências, devido à maior utilização de meios eletrônicos;
  • Maior segurança na entrega da cobrança.

Qual a diferença entre o DDA e o Débito Automático?

No DDA, somente ocorre a apresentação eletrônica do boleto de cobrança, devendo ser autorizado o pagamento, boleto por boleto. Já no Débito Automático, o cliente autoriza o débito contas automaticamente. Você pode, inclusive, combinar o DDA com o Débito Automático sem problema algum.

Como aderir ao DDA?

Para aderir ao DDA, é preciso acessar o Internet Banking de seu banco e acessar a opção DDA. Ao clicar na opção Débito Direto Autorizado, você deve escolher a conta de depósitos e seguir as instruções em tela para se tornar um Sacado Eletrônico, termo usado para aqueles que adotam o DDA.

Caso não consiga realizar esta operação pelo seu Internet Banking, compareça a sua agencia bancária e solicite ao seu gerente.

Atenciosamente,

Grupo Light