telefones
(11) 3901-1104 / 3901-3793 / 3901-3723

logotipo grupo light
Cuidados na Contratação de mão de obra

Cuidados na Contratação de mão de obra

Indicações de profissionais devem ser checadas; prestadores de serviços não capacitados geram prejuízos.
 
Para problemas referentes à construção, reforma e acabamento entre má prestação de serviços, serviços não fornecidos e serviços não concluídos, o melhor caminho é a prevenção. Se o prejuízo for causado por uma empresa, o caso deve ser registrado em um orgao de Defesa do Consumidor. Se for por um autônomo, o consumidor deve entrar com uma ação na justiça.
 
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o período para pedir a correção de problemas visíveis, como uma parede mal alinhada, é de 90 dias. Para defeitos ocultos, como instalação elétrica mal feita, o prazo começa a contar a partir do momento em que foi percebido o problema.
 
Depois da reclamação, o prestador de serviços tem trinta dias para corrigir o problema, refazer o serviço ou devolver o dinheiro.
 
Veja dicas abaixo:
 
1.     O fato de um prestador de serviços ser indicado não significa que ele é bom e idoneo. Informe-se sobre seus trabalhos anteriores.
 
2.     Faça sempre mais de um orçamento, que deve incluir o material que será utilizado, com descrição da marca e do modelo, e preço total do serviço. Preço por dia ou por m² pode gerar discussões.
 
 
3.     Faça contrato de prestação de serviço determinando o prazo, e coloque uma clausula que, se a obra atrasar, haverá uma penalidade, em forma de multa para o prestador de serviços.
 
4.     Nunca pague tudo antecipadamente. Distribua o pagamento durante o período até a entrega da obra.
 
 
5.     Procure duas testemunhas para validar o contrato.
 
6.     É preferível economizar no preço do material e contratar mão-de-obra capacitada do que colocar matéria-prima cara em mãos despreparadas.
7.     Evite o trabalhador que se dispõe a fazer tudo. Contrate-o apenas para executar sua especialidade, ou busque uma empresa especializada que dispõe de todos os profissionais que você necessite.